You are currently viewing Yoga para iniciantes: Um guia completo

Yoga para iniciantes: Um guia completo

Se você nunca experimentou, no entanto, você pode ter apenas uma pequena ideia do que realmente significa “fazer” yoga. Com essa incerteza, vem o medo, que pode facilmente fazer com que a yoga fique quase no final da lista de tarefas. Para empurrar a yoga para cima na lista, você precisa de algumas informações

Você precisa saber coisas. Coisas como: o que realmente acontece em uma aula de yoga, de onde vem todo esse material de yoga e como é que todos gostam tanto disso. 

Depois de obter essas respostas, você estará mais bem preparado para subir em um tapete de yoga com confiança. 

Veja abaixo alguns fatos importantes que você deve saber sobre a yoga

Yoga se originou na Índia principalmente como uma filosofia do universo (ou seja, como tudo).

Durante grande parte da história antiga da yoga, o lado físico consistia principalmente em apenas algumas posturas sentadas e controle da respiração para apoiar a prática da meditação profunda. 

No final do século 19 e no início do século 20, as posturas físicas começaram a assumir um papel mais central. Na década de 1970, os ocidentais que viajavam pela Índia começaram a trazer os ensinamentos de mestres indianos de yoga de volta para casa e, em alguns casos, adaptando-os para se ajustarem ao estilo de vida contemporâneo.

O que acontece em uma aula de yoga?

A prática de yoga hoje é mais comumente composta de posturas (asana), respiração (pranayama) e meditação em proporções variadas.

Pode ser feito em grupo, por meio de aulas particulares ou em casa. Na maioria dos casos, assistir a uma aula online é a maneira mais acessível de começar.

As aulas de yoga geralmente duram de 60 a 90 minutos. Tire os sapatos e silencie o celular (sem bipes, sem zumbidos!)

Antes de entrar na sala de yoga, os alunos geralmente organizam seus tapetes em fileiras voltadas para a frente da sala.

A aula geralmente começa focando a atenção de todos na respiração, uma vez que essa é uma boa maneira de começar a se sentir presente e concentrado. Os alongamentos de aquecimento podem vir a seguir, levando a uma série de posturas em pé mais vigorosas. Alongamentos mais profundos e flexões para trás costumam ocorrer quando o corpo está aquecido. 

Cada aula termina com a prática de deitar no colchonete em total relaxamento por alguns minutos. Isso é conhecido como Savasana (que significa literalmente postura do cadáver). Este momento ajuda seu corpo e seu cérebro a absorver os benefícios da intensa experiência física que você acabou de ter.

Muitos estilos de yoga seguem essa estrutura básica, embora haja muito espaço para variações dentro dela. Frequentemente, a percepção da respiração é incorporada às posturas. Às vezes, pode haver uma curta meditação sentada no final da prática. 

Às vezes, o som ‘OM’ (significando o divino ou Universal) é entoado pelo grupo e frequentemente a aula termina com a saudação espiritual ‘namastê’ para agradecer ao professor e ao grupo por praticarem juntos. 

Namastê é frequentemente descrito como significando ‘a luz em mim honra a luz em você’.

Embora assistir às aulas possa ser um pouco intimidante na primeira vez, rapidamente se torna mais confortável. Faça uma aula para iniciantes, entre com a mente aberta e faça apenas o que puder.

Equipamento de yoga para iniciantes

Já mencionamos o equipamento de yoga mais importante: o tapete. Mas espere, você está pensando, por acaso vocês não vendem tapetes? Estou um pouco desconfiado deste conselho. Então, vamos limpar o ar. Sim, é verdade que vendemos tapetes. (Os melhores tapetes de yoga aveludados!) Mas também é verdade que tudo que você realmente precisa para começar é um tapete e seu corpo.

Clique aqui e saiba mais sobre os nossos Mats Aveludados!

A maioria dos stúdios de yoga aluga tapetes para os alunos para as aulas e essa é uma maneira perfeitamente adequada de começar.

Eventualmente, você começará a ver os benefícios de ter seu próprio tapete (por exemplo, você controla como e quando ele é limpo) e quando você começa a procurar a combinação ideal de aderência, suporte, conforto, sustentabilidade, e práticas comerciais éticas, estaremos aqui. 

Com que frequência um iniciante deve fazer yoga?

Não deixe de experimentar yoga porque acha que não tem tempo suficiente para praticá-la de maneira adequada.

O Yoga pode ser feito para se ajustar à sua programação, e não o contrário. Se você só pode ir às aulas uma vez por semana, comece por aí. 

O que geralmente acontece é que, depois de experimentar como a yoga o faz se sentir, você vai querer fazer mais, não menos. 

Duas ou três aulas por semana é uma meta muito boa, mas você também pode substituir sessões mais curtas em casa (até 10 minutos pela manhã) assim que tiver uma ideia do que fazer.

Os benefícios do yoga:

A prática de yoga tem inúmeros benefícios físicos e mentais. 

Fisicamente, fazer posturas de yoga o torna mais forte e mais flexível, fatores-chave para um envelhecimento saudável. Uma maior força central, em particular, leva a um melhor equilíbrio. Aprender sobre o alinhamento melhora a consciência corporal e a postura. 

O movimento consciente e o fortalecimento dos músculos de suporte ajudam a manter as articulações saudáveis. 

A amplitude de movimento de todo o corpo incentivada pela yoga ajuda a neutralizar os efeitos de muito tempo sentado no trabalho ou no carro. 

Muitas pessoas que praticam outros esportes também descobrem que a yoga as ajuda a evitar lesões e a melhorar o desempenho.

Mentalmente, yoga (asana) e as práticas associadas de controle da respiração e meditação são ferramentas comprovadas para relaxamento, ajudando muitas pessoas que têm problemas para dormir e reduzindo o estresse. 

Um corpo e uma mente mais saudáveis ​​levam a uma maior sensação de bem-estar. Portanto, a yoga ajuda você a se sentir melhor.

O que é alinhamento de yoga e por que é importante?

Se você é novo no yoga, alinhamento pode ser uma palavra que você associa mais aos pneus do carro do que ao corpo. 

Depois de começar, no entanto, é provável que você ouça muito essa palavra. Alinhamento se refere à maneira precisa como cada postura de yoga é feita para maximizar os benefícios físicos e minimizar o risco de lesões. 

Frequentemente, isso significa empilhar as articulações para obter o maior apoio estrutural, como joelho sobre tornozelo em uma estocada ou ombros sobre a pelve em postura ereta. 

No início, a instrução de alinhamento pode parecer meticulosa e aleatória, mas rapidamente se torna mais intuitiva e segue um sistema lógico de construção de uma base sólida desde o início.

Suportes, como blocos e cintos, são frequentemente usados para ajudar os alunos a praticar com segurança à medida que seus corpos se tornam mais abertos e fortes com o tempo. É melhor fazer uma pose com boa integridade de alinhamento usando acessórios do que comprometer o alinhamento que leva à instabilidade e a hábitos posturais difíceis de quebrar.

Clique aqui e saiba mais sobre os nossos bloquinhos de yoga fabricados especialmente para você!

Yoga é certo para você?

Você é um humano? Então sim.

Algumas pessoas se preocupam por não serem flexíveis, jovens ou magras o suficiente para iniciar a yoga. Mas a yoga realmente é para todos porque é uma prática infinitamente adaptável.

As únicas pessoas que podem ignorar a yoga são aquelas que já têm práticas em suas vidas que lhes dão os mesmos benefícios mentais e físicos.

E até eles podem querer dar uma chance.

Veja a seguir algumas poses básicas de yoga para iniciantes

Mencionamos as posturas de Yoga, mas você ainda pode não saber exatamente o que isso significa, então aqui estão algumas das posturas que você provavelmente encontrará no início de sua prática.

Você pode achar que algumas dessas poses parecem familiares, mas você as fará com uma mentalidade completamente diferente da anterior.

 E algumas terão formas completamente novas para você. Não sinta que precisa dominá-las com antecedência, mas ter uma imagem mental o ajudará a mover seu corpo na direção correta.

Cachorro olhando para baixo (Adho Mukha Svanasana)

Esta é provavelmente a pose mais “famosa” da yoga e por um bom motivo. Trabalha todo o corpo e é feito várias vezes em cada aula de yoga.

Imagine um cachorro olhando para baixo como um grande V invertido com sua bunda formando o vértice. Pressionar com força as palmas ajuda a mover os quadris para trás e a colocar mais peso nas pernas.

Você também pode gostar de ler: “Adho Mukha Svanasana: Postura do Cachorro Olhando para Baixo

Prancha

Se você já fez flexões, a prancha pode parecer um terreno familiar, mas primeiramente tenha certeza de que está usando o alinhamento de yoga nessa postura.

Isso significa ombros sobre os pulsos e uma linha reta do topo da cabeça aos calcanhares.

Postura da montanha (Tadasana)

A postura da montanha realmente destaca a diferença entre apenas ficar em pé e ficar em pé com atenção a cada detalhe de como seu corpo está alinhado.

Você também pode gostar de ler: “Tadasana: Postura da montanha”

Postura da flexão para frente (Uttanasana)

Outra postura que provavelmente parece familiar, mas será diferente porque você a fará com foco no alinhamento e na respiração.

A maioria das pessoas inclina seu peso muito para trás nesta posição. Tente trazer o peso para a frente, na planta dos pés, de modo que os quadris ultrapassem os tornozelos.

É absolutamente normal dobrar os joelhos, mas certifique-se de tentar manter o peso igualmente distribuído pelos quatro cantos dos pés.

Você também pode gostar de ler: Uttanasana: A Postura da flexão para frente

Guerreiro I (Virabhadrasana I) e guerreiro II (Virabhadrasana II)
Agora estamos chegando a algumas formas que são bastante exclusivas da yoga.

Saiba que essas posturas em pé são consideradas muito desafiadoras, mesmo para yogues experientes.

Eles entram em equilíbrio e consciência corporal e todas as coisas que você vai desenvolver ao longo do tempo com esta prática.

Escrevemos muito sobre a diferença no alinhamento do quadril entre Guerreiro I e Guerreiro II e, depois de fazer os dois por um tempo, vale a pena aprofundar.

Por enquanto, lembre-se de que no Guerreiro I os quadris estão voltados para a frente, enquanto no Guerreiro II estão voltados para o lado.

Você também pode gostar de ler: “Virabhadrasana I: A postura do guerreiro I”

Postura do triângulo (Trikonasana)

O triângulo é outra postura clássica feita em muitas sequências de yoga em pé.

Geralmente segue o Guerreiro II, uma vez que eles têm praticamente o mesmo alinhamento do quadril.

Portanto o triângulo é uma postura que se beneficia muito com o uso de adereços, principalmente um bloco.

Segure um bloco sob a mão de baixo para não ter que dobrar o joelho da frente para alcançar o chão com a mão.

Este é um exemplo de como o uso de um acessório pode ajudá-lo a evitar comprometer seu alinhamento.

Você também pode gostar de ler:Trikonasana: A postura do triângulo

Postura da árvore (Vrksasana)

Embora muitas das posturas em pé da yoga envolvam equilíbrio tais como a do Guerreiro I, a Postura da Árvore costuma ser a primeira postura de equilíbrio “em pé sobre uma perna só” que os iniciantes enfrentam.

E você pode ficar surpreso com o quão difícil é no início!

Coloque o pé levantado em qualquer lugar na parte interna da perna de apoio, exceto na lateral do joelho, pois isso coloca pressão desnecessária na articulação.

Postura de criança (Balasana)

Ah, finalmente um lugar para descansar e se recuperar!

Em primeiro lugar é super importante aprender a postura da criança desde o início, porque é o símbolo internacional da yoga para ‘Estou tendo um momento pessoal, estarei com você em breve.’

Os professores de yoga sempre dizem para ouvir o seu corpo e descansar quando precisar, com ou sem aula.

Faça pose de criança sempre que precisar!

Você também pode gostar de ler: Balasana: a postura da criança

Atenção

Em todos os casos, trabalhe sempre dentro dos seus limites e de suas habilidades físicas.

Se você tiver algum tipo de problema específico sempre consulte o seu médico e seu professor de yoga antes desta ou de até mesmo outras posições.

Dependendo da sua condição física, algumas posturas do yoga devem ser adaptadas ou até excluídas do programa.

Porque yoga é um ato de amor a si próprio (a)

Quanto mais você sabe, menos há o que temer.

Ao ler sobre yoga, você deu o primeiro passo. Contudo o próximo passo deve ser experimentado em seu corpo, porque é aí que reside o poder da yoga.

Portanto esperamos que agora você esteja um pouco mais adiantado no caminho para subir no seu tapetinho por exemplo, para que possa começar a descobrir por si mesmo todas as maneiras como a yoga melhora sua vida.

Namastê!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.