A postura do guerreiro I (Virabhadrasana) é uma das posturas básicas da yoga, incluída em quase todos os estilos de prática de asana.
Virabhadrasana é uma postura forte do yoga que exige força e equilíbrio, é uma excelente maneira de fortalecer o corpo físico e desenvolver uma fortaleza mental.
A postura do guerreiro…
Pode parecer estranho nomear uma postura de yoga com o nome de um guerreiro; afinal, os yogues não são conhecidos por seus métodos não violentos?
Mas lembre-se de que um dos mais venerados de todos os textos de yoga, o Bhagavad-Gita, é o diálogo entre dois guerreiros famosos e temidos, Krishna e Arjuna, situado em um campo de batalha entre dois grandes exércitos em busca de uma luta.
Instruções para a prática da postura do guerreiro I (Virabhadrasana)
Veja abaixo algumas instruções para praticar a postura do guerreiro:
1 – Comece na postura do cachorro olhando para baixo. Em uma expiração, dê um passo à frente com o pé direito, na direção da parte interna da mão direita. Dobre o joelho direito diretamente sobre o tornozelo direito
2 – O calcanhar da frente deve sempre estar alinhado com o calcanhar de trás
3 – Após alinhar os pés, levante os braços acima da cabeça com as palmas das mãos voltadas uma para outra
4 – Flexione o joelho direito de forma que ele passe diretamente sobre o tornozelo direito. Traga a sua coxa direita a mais paralela possível ao chão/tapete, lembrando que leva tempo para adquirir força e flexibilidade para isso.
5 – O pé de trás deve ser virado em um ângulo de 45° ou 60º. Ele pode estar tocando totalmente o chão/tapete ou com o calcanhar levantado, isso depende de como você se sentirá melhor.
*As etapas descritas acima levam você a uma das versões mais acessíveis da pose. Seu professor pode instruí-lo de forma diferente e você pode descobrir que alguma outra configuração funciona melhor para o seu corpo.

A postura do guerreiro I (Virabhadrasana I) e seus benefícios
Veja abaixo alguns benefícios que a pratica da postura do guerreiro I nos trás:
1 – Fortalece as pernas, costas, ombros, braços e a parte inferior das costas
2 – Melhora o equilíbrio e a consciência corporal
3 – Fortalece o Glúteo
4 – Intensifica a Conexão Mente-Corpo
5 – Aumenta a resistência
Você também pode gostar de ler:“Yoga para iniciantes: Um guia completo“
Atenção
Em todos os casos, trabalhe sempre dentro dos seus limites e de suas habilidades físicas.
Se você tiver algum tipo de problema específico sempre consulte o seu médico e seu professor de yoga antes desta ou de até mesmo outras posições.
Dependendo da sua condição física, algumas posturas do yoga devem ser adaptadas ou até excluídas do programa.
Porque yoga é um ato de amor a si próprio (a)
Quanto mais você sabe, menos há o que temer.
Ao ler sobre yoga, você deu o primeiro passo. Contudo o próximo passo deve ser experimentado em seu corpo, porque é aí que reside o poder da yoga.
Portanto esperamos que agora você esteja um pouco mais adiantado no caminho para subir no seu tapetinho por exemplo, para que possa começar a descobrir por si mesmo todas as maneiras como a yoga melhora sua vida.
Quer conheçer o melhor tapete de yoga aveludado do Brasil? “Clique aqui e saiba mais“
Namastê!