Fazer a postura da montanha (Tadasana) parece muito simples, mas é considerada a base para todas as posturas em pé da yoga.
Embora a postura da montanha inclua muitos elementos de alinhamento que você pode aplicar a outras posturas, o ato de concentrar toda a sua atenção na postura é tão importante quanto o que seu corpo está fazendo.
As instruções abaixo vão desde os pés até a cabeça, descrevendo as posições e ações de cada parte do corpo.
Quando você tiver tempo, é bom verificar seu corpo lentamente, sequencialmente.
Ao praticar desta forma, o alinhamento passa a fazer parte da memória muscular para que você possa assumir a postura correta mais rapidamente quando for necessário durante a aula.
Você também pode gostar de ler: “Yoga para iniciantes: Um guia completo”
A consciência corporal
À medida que a consciência corporal aumenta, você perceberá que o alinhamento que estabeleceu na postura da montanha naturalmente se transfere não apenas para as posturas em pé, mas também para as posturas sentado. Tadasana é realmente uma das posturas mais importantes da yoga.
Instruções para a prática da postura da montanha(Tadasana)
Veja abaixo algumas instruções abaixo para praticar a postura da montanha(Tadasana).
1 – Fique em pé com os pés juntos sob o seu tapetinho, a parte interna dos pés paralela. Algumas pessoas gostam de ter os pés se tocando, outras gostam de um pequeno espaço entre eles. Escolha uma posição de estabilidade.
2 – Levante os dedos dos pés e espalhe-os bem, depois solte-os no tapete. Traga peso igual para os calcanhares e a planta dos pés, de forma que você fique firmemente enraizado no chão/tapetinho.
3 – Embora as pernas geralmente sejam retas, mantenha um pouco de maciez ao redor dos joelhos. Isso é particularmente importante para evitar a hiperextensão das articulações do joelho.
4 – Envolva os músculos quadríceps na frente das coxas para puxar as rótulas para cima. Essa ação tende a escorregar após algumas respirações, então tente mantê-la durante todo o tempo em que estiver na postura.
5 – Gire rapidamente as coxas para dentro aumentando os ísquios, mas é um movimento sutil. Você não quer exagerar e começar a inclinar a pélvis para a frente.
6 – Sua pelve deve estar em alinhamento neutro. Isso significa que não está inclinado para a frente, nem dobrando para baixo, nem projetando-se para os lados. A pélvis é colocada sobre os tornozelos e as pontas do quadril voltadas para a frente.
7 – O umbigo se encolhe suavemente em direção à coluna, como um lembrete de que você deve manter o núcleo ativado.
8 – Relaxe os braços e as mãos nas laterais com as palmas voltadas para fora em um gesto de receptividade.
9 – Mantenha seu queixo neutro, nem para baixo nem para cima. Seu pescoço permanece alongado enquanto você olha para cima com a sua cabeça.
10 – Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição.
Super dica
Uma dica para quem for praticar essa posição pela primeira vez é praticar com as costas encostadas em uma parede para obter alinhamento.
Conheça o nosso tapete de yoga aveludado (Clique aqui)
A postura da montanha(Tadasana) e seus benefícios
Confira a seguir alguns benefícios que a prática da postura da montanha(Tadasana) trás.
1 – Essa postura fortalece as coxas e o centro do nosso corpo, além de ajudar a melhorar a postura.
2 – Ajuda reduzir as dores nas costas
3 – Estabiliza corpo e mente
4 – Ajuda a aliviar o estresse e melhorar a concentração
Atenção
Em todos os casos, trabalhe sempre dentro dos seus limites e de suas habilidades físicas.
Se você tiver algum tipo de problema específico sempre consulte o seu médico e seu professor de yoga antes desta ou de até mesmo outras posições.
Dependendo da sua condição física, algumas posturas do yoga devem ser adaptadas ou até excluídas do programa.
Porque yoga é um ato de amor a si próprio (a)!
Quanto mais você sabe, menos há o que temer.
Ao ler sobre yoga, você deu o primeiro passo. Contudo o próximo passo deve ser experimentado em seu corpo, porque é aí que reside o poder da yoga.
Portanto esperamos que agora você esteja um pouco mais adiantado no caminho para subir no seu tapetinho por exemplo, para que possa começar a descobrir por si mesmo todas as maneiras como a yoga melhora sua vida.
Namastê!