A postura do guerreiro II (Virabhadrasana II) é mais uma das posturas básicas do yoga, o que significa que a fazemos muito durante as práticas e seu alinhamento é a base de muitas outras posturas.
Para entender completamente a postura do guerreiro II, precisamos falar sobre seu alinhamento do quadril e como ele difere da postura do guerreiro I.
Você também pode gostar de Ler “Virabhadrasana I: A postura do guerreiro I“
A versão curta e agradável é que no guerreiro I, sua pélvis fica voltada para a frente do tapete, enquanto no guerreiro II, sua pélvis fica voltada para a lateral do tapete.
As posturas em pé são construídas do zero, por isso vamos dar atenção especial à sua base, começando com os pés e quadris, depois subindo para os ombros, braços, pescoço e cabeça.
Em uma situação de aula, você pode não ter tempo para seguir cada uma dessas etapas tão meticulosamente.
Portanto seria uma boa ideia ocasionalmente reservar um tempo por conta própria para reafirmar o alinhamento na memória dos músculos do seu corpo.

Instruções para iniciar a prática dessa postura
Veja abaixo algumas instruções para praticar a postura do guerreiro II(Virabhadrasana II) desenrole o seu tapetinho e vamos lá:
1 – A partir do cachorro olhando para baixo dê um passo à frente com o pé direito na direção da parte interna da mão direita.
2 – Dobre o joelho direito diretamente sobre o tornozelo direito.
3 – Apoie o calcanhar esquerdo no chão com o pé levemente projetado para fora
4 – Depois de colocar os pés em posição, levante a parte superior do corpo de forma que os ombros ultrapassem os quadris.
5 – Coloque as mãos nos quadris para sentir o alinhamento para a próxima etapa.
6 – Assim que a parte inferior do corpo estiver ajustada, levante os braços e traga-os paralelamente ao chão, com o braço direito para a frente e o esquerdo para trás, as palmas voltadas para o chão.
7 – Nesse ponto, há uma tendência de a parte superior do corpo se inclinar para a frente, como se a mão direita estivesse alcançando algo na frente da sala. Certifique-se de manter os ombros apoiados sobre os quadris, usando um espelho, se necessário, para verificar sua postura.
8 – Sua cabeça está voltada para a frente da sala com seu olhar seguindo a linha que seu dedo médio traça em direção ao horizonte.
9 – Respire profundamente pelo menos três vezes nessa posição e então repita novamente com o outro lado.
A postura do guerreiro II e seus benefícios
Veja abaixo alguns benefícios que a prática da postura do guerreiro II (Virabhadrasana II) nos trás:
1 – Fortalece as pernas, costas, braços
2 – Melhora a consciência corporal
3 – Aumenta o vigor
4 – Estimula órgãos abdominais
5 – Alivia dores nas costas
6 – Alonga a virilha e o tórax
Atenção
Em todos os casos, trabalhe sempre dentro dos seus limites e de suas habilidades físicas.
Se você tiver algum tipo de problema específico sempre consulte o seu médico e seu professor de yoga antes desta ou de até mesmo outras posições.
Dependendo da sua condição física, algumas posturas do yoga devem ser adaptadas ou até excluídas do programa.
Porque yoga é um ato de amor a si próprio (a)
Quanto mais você sabe, menos há o que temer.
Ao ler sobre yoga, você deu o primeiro passo. Contudo o próximo passo deve ser experimentado em seu corpo, porque é aí que reside o poder da yoga.
Portanto esperamos que agora você esteja um pouco mais adiantado no caminho para subir no seu tapetinho por exemplo, para que possa começar a descobrir por si mesmo todas as maneiras como a yoga melhora sua vida.
Clique aqui e saiba mais sobre os nossos Mats Aveludados.
Namastê!